Sem nome (21 x 29.7 cm) (Website)

Dois Académicos da ACL integram consórcio distinguido com uma ERC Synergy Grant

A Academia das Ciências de Lisboa felicita os Académicos João F. Mano (Universidade de Aveiro, CICECO) e Nuno Araújo (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, CFTC) pela distinção do projeto RODIN – Cell-mediated Sculptable Living Platforms com uma bolsa do Conselho Europeu de Investigação, uma ERC Synergy Grant, no montante global de 10 milhões de euros. O consórcio envolve equipas da Universidade de Aveiro, da Faculdade de Ciências ULisboa e do Imperial College London. 

O projeto RODIN propõe uma alteração radical na forma de encarar a engenharia de tecidos e a medicina regenerativa. Visa compreender como as células remodelam, física e biologicamente, o seu meio envolvente e usar esse conhecimento para criar biomateriais mais eficientes e mais próximos dos sistemas vivos. O financiamento tem a duração prevista de seis anos. 

De acordo com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, trata-se do primeiro consórcio com duas equipas portuguesas a ser financiado nesta linha, estimando-se 6,8 milhões de euros de investimento direto para as equipas nacionais.