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Concurso “Cria Vínculos Com A História” Destaca a Participação de Escolas de Portugal e São Tomé e Príncipe

A edição mais recente do concurso “Cria Vínculos Com A História” revela a participação entusiástica de onze turmas provenientes de diversas escolas de Portugal e São Tomé e Príncipe. Esta iniciativa, promovida pelo projeto VINCULUM (IEM-NOVA.FCSH), em colaboração com a Academia das Ciências de Lisboa e a Associação de Professores de História (APH), demonstra um compromisso sólido com o enriquecimento do conhecimento histórico nas salas de aula.


Sob a orientação dos seus professores de História, os alunos do décimo primeiro ano procurarão investigar determinados vínculos históricos dos seus municípios, promovendo o seu interesse pela História Local, investigação histórica em geral e pela valorização e defesa do património documental. Este processo tem sido acompanhado por membros do projeto VINCULUM, que estão presentes em algumas aulas, após terem enviado dados e recursos aos alunos e professores, além dos dados e recursos necessários para o desenvolvimento dos seus trabalhos.


As escolas selecionadas para participar neste desafio educativo são o Colégio Camões (Gondomar), Escola Secundária Leal da Câmara (Sintra), Colégio Internato dos Carvalhos (Vila Nova de Gaia), Colégio João de Barros (Pombal), Agrupamento de Escolas Miguel Torga (Sintra), Escola Secundária de Gondomar, Escola Secundária de Camarate (Loures), Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe (CELP) e Colégio do Castanheiro (Ponta Delgada).


Os textos resultantes deste concurso serão publicados no website do projeto como artigos mensais denominados “Vínculo do Mês” e posteriormente reunidos num livro digital, composto por todos os artigos semelhantes publicados mensalmente desde dezembro de 2019
Os docentes irão depois frequentar uma “Ação de Formação de Curta Duração” creditada, ministrada em colaboração com a APH, na qual apresentarão a investigação feita com os alunos, em sala ou fora dela, a partir de materiais compilados durante o processo de elaboração dos textos.

Este concurso destaca o compromisso educacional em fortalecer as ligações dos alunos com a História, promovendo uma compreensão mais profunda do passado e enriquecendo a experiência de aprendizagem, da mesma forma que fortalece os laços entre a academia, a comunidade local e a rica herança histórica que nos molda.

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