A o encontro da Sociedade – O Futuro do Oceano

O Oceano na Agenda das Nações Unidas

A Década da Ciência dos Oceanos e o Oceano que Queremos – Luís Menezes Pinheiro (UA e COI-Portugal)
A Avaliação Mundial do Oceano – Prospetivas para um Oceano Saudável – Maria João Bebianno (Ualg e World Ocean Assessment)
 

Throughout history, the oceans have been a source of mystery and inspiration for humanity, a means of subsistence and scientific progress. They sustain life on Earth and offer countless opportunities to boost sustainable development in various fields. The sustainable exploitation of marine resources can feed a growing global population and boost the bio-products industry, including bioplastics and biofuels. The oceans represent a promising source of clean energy using technologies based on wave and tidal energy. The digitalisation of the oceans, using advanced monitoring and data collection systems, can enable more effective management of marine resources and a more accurate understanding of the circulation of ocean currents and ecosystems. The oceans play a crucial role in regulating the global climate, acting as an important carbon sink. However, this process has led to ocean acidification, which negatively affects marine life and impacts its distribution.

A Convenção Internacional sobre o Direito do Mar, um acordo monumental, não ficou suficientemente preparada para a resolução de problemas não suficientemente evidentes mas já existentes e cada vez mais graves como a acidificação, a perda de biodiversidade, a desoxigenação, novos poluentes como o plástico, o impacto de espécies exóticas, o aumento da temperatura e fusão dos gelos polares.

A biodiversidade marinha enfrenta uma crise inédita. A sua conservação não é apenas uma questão de responsabilidade ambiental mas também uma necessidade para garantir a segurança alimentar, a saúde dos ecossistemas e a estabilidade do clima global. A governação dos oceanos é uma questão crítica no cenário global. Dada a sua natureza transfronteiriça, são essenciais uma governação eficaz e cooperação internacional para garantir a sua sustentabilidade. Uma boa governação requer conhecimentos rigorosos e complexos e atenção redobrada.

Não se trata apenas de promover e valorizar a evidência científica, mas também de combater mentiras promovidas por falsas notícias e crenças pós-factuais. Urge combater a negação dos dados e refutar a fábrica de realidades paralelas associada a um misto de ignorância e irresponsabilidade politica. Abraçar estes desafios e atender às necessidades em constante evolução do Oceano do Futuro é uma responsabilidade para proteger o bem-estar de nosso planeta e dos seus habitantes. A recente viragem no reconhecimento da importância deste vasto ecossistema levou à adoção de medidas coletivas para enfrentar os problemas em questão. Fomentar a cooperação global, abraçar inovações tecnológicas, promover a conservação e restauração deste ecossistema e adotar medidas de ação climática permitirá garantir um futuro mais sustentável e próspero para o Oceano global, para as gerações atuais e futuras. À medida que olhamos para o futuro, torna-se claro que o oceano desempenhará um papel crítico no caminho para um mundo mais sustentável. O caminho é sinuoso e ainda incerto pelo que merece uma reflexão profunda. É esta reflexão que o Instituto de Altos Estudos da Academia das Ciências de Lisboa pretende promover com este ciclo.

Detailed programme

Date

22 Nov 2023
Concluídos

Time

18:00 - 20:00

More Info

Acesso Zoom
Shopping Basket

Deixe-nos os seus comentários e sugestões.


    This will close in 0 seconds

    Please send us your comments and suggestions.


      This will close in 0 seconds